Luminária avaliada |
O que é o projeto LEDHIS?
O projeto LEDHIS visa desenvolver um sistema de produtos e serviços de iluminação com tecnologia LED (Light-Emitting Diod) para Habitação de Interesse Social (HIS).Clique e Leia Mais...
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Avaliações LACTEC 2
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Avaliações LACTEC
Execução da medição de temperatura |
Execução das avaliações luminotécnicas |
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Projeto LEDHIS na feira INOVATEC
Foi possível observar diversos projetos e protótipos das mais variadas áreas de atuação, como saúde, arquitetura, engenharia mecânica, civíl e química.
A participação do Projeto LEDHIS ocorreu no dia 18/10, no stand da Agência de Inovação da UFPR e foi representado pelo pesquisador Rafael Pastorin e pelo bolsista de Iniciação Científica Juliano Lima, que tinham como objetivo esclarecer os processos envolvidos na produção da luminária, desde a fase de levantamento de dados até a execução do protótipo.
Pesquisador Rafael ao lado do display no stand da Agência de Inovação
Ligações externas:
Site oficial da Feira INOVATEC: http://www.inovatecparana.com.br/index.php
Site oficial da Agência de Inovação da UFPR: http://www.inovacao.ufpr.br/
Site oficial do SENAI: http://www.pr.senai.br/senaicietep/
|
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Preparação para as avaliações técnicas do protótipo
As avaliações serão executadas pelo LACTEC, que é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que através de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. (Fonte: http://www.lactec.org.br/pt/?page=instituto)
Há também a possibilidade de integração do protótipo da luminária LED com uma fonte de energia solar que vem sendo desenvolvida pela empresa Sol Bravo. Esta possibilidade vem sendo estudada como uma forma para se atingir maior eficiência energética, onde a ligação com a rede de eletricidade poderia ser substituída.
Os resultados das avaliações serão colocados no blog, para acesso de todos os interessados.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Reunião de análises do Protótipo 1.0
Mapeamento do sistema produtivo da protótipo Fonte: Projeto LEDHIS |
Equipe reunida durante a atividade |
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Avaliação do modelo funcional
Baseando-se nos protocolos e parâmetros da norma NBR 5382/1992 da ABNT foi realizada uma comparação da tecnologia LED e das tecnologias incandescente e fluorescente. Esta norma fixa o modo pelo qual se faz a verificação de iluminância de interiores de áreas retangulares. Para tal, a norma indica que deve ser utilizado um instrumento com fotocélula com correção de cosseno e cor, com temperatura do ambiente variando entre 15ºC e 50ºC. Os testes realizados seguiram a orientação do tópico 3.4 da mesma norma, que fixa a altura da superfície da fotocélula em relação ao piso do ambiente em 80 cm no plano horizontal.
quarta-feira, 30 de maio de 2012
O que é um dissipador de calor?
Figura 1: Balanço energético das lâmpadas em função de seu funcionamento.
Fonte: Energy Star (2012) & Forcolini (2011)
|
Figura 2: Modelo de dissipador de calor agregado à placas de LED Fonte: Projeto LEDHIS (2012) |
Figura 3: Luminária CSYS LED Fonte: Design Boom |
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Treinamento Impressora 3D
Impressora V-Flash FTI230 |
Vista interna da impressora 3D |
Coiote produzido na impressora |
Peça da luminária em escala produzida na impressora |
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Lâmpada LED que dura até 20 anos
A lâmpada vendeu a competição Bright Tomorrow - Amanhã Brilhante, em português, promovida pelo ministério de Energia do governo norte-americano, voltado para a busca de alternativas mais eficiêntes à lâmpada de 60W, mas com menor consumo de energia.
Lâmpada LED da Philips que vendeu a competição Fonte: Tecnologia Terra |
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Oportunidade de Bolsa
- Cursando Design de produto ou gráfico;
- Conhecimentos em Photoshop, Illustrator, Indesign e/ou Corel Draw;
- Desejável conhecimentos em softwares de modelagem 3D e renderização;
- Desejável língua inglesa;
- Habilidades de desenho;
- Interesse em PSS (Product-Service System)
- Revisão bibliográfica acerca do Design para a sustentabilidade, com foco nas soluções voltadas à iluminação;
- Revisão das soluções de Design associadas à tecnologia LED;
- Participação no desenvolvimento de uma plataforma de iluminação LED com base nos conceitos de PSS;
- Participação em pesquisas quantitativas e qualitativas com usuários;
- Participação na análise e elaboração de relatórios técnicos e artigos;
- Salário: R$360,00;
- Carga horária: 20 horas semanais;
- Turno: à combinar;
- Bolsa válida até 31 de outubro de 2012;
terça-feira, 10 de abril de 2012
Mercado Nacional
"O consumo de LED no Brasil vai crescer astronomicamente nos próximos anos." Carlos Eduardo Uchôa Fagunes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação - ABILUX.
A americana GE também planeja a abertura de parque industrial, no entanto, o foco principal da empresa é a iluminação pública e de outdoors. Em países como os Estados Unidos a iluminação LED está cada vez mais forte, inclusive em ambientes públicos. A eficiência energética e durabilidade compensa o maior investimento para a instalação das tecnologias LED.
Modelo de lâmpada de LED da Philips |
No entanto, é importante frisar que a maioria das empresas importa ou produz as lâmpadas em formatos padrão, como no exemplo acima, em que a lâmpada se conecta à um bocal muito encontrado na maioria das residências brasileiras, o formato E27, inventado por Thomas Edison em 1909.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Iluminação por LEDs no Cristo Redentor
Estátua do Cristo Redentor (RJ) iluminada por LEDs |
A iluminação foi inaugurada no dia 01 de março de 2011 e até o dia 24 de fevereiro de 2012 foram economizados cerca de 403,2 kW/h, o que significa aproximadamente R$ 43 mil em média de economia financeira. Esses dados comprovam a economia de recursos que o LED promove durante o uso.
Além de promover economia de energia durante o uso, a tecnologia LED funciona por até 50 mil horas, o que totalizaria cerca de 10 anos, já que o monumento é iluminado no período noturno todos os dias do ano. Esse número é cerca de 25 vezes maior do que a duração média das lâmpadas anteriores.
Outra vantagem da nova iluminação é que os LEDs não emitem calor no fachos de luz, reduzindo, por exemplo, o número de insetos mortos ao redor das luminárias.
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-led-no-cristo
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
3º Workshop de encontro de coordenadores da Rede 22: apresentação de resultados
O 3º Encontro da Rede de Pesquisa ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) em Curitiba. Este encontro contou com a participação de membros de 8 instituições que compõem a rede do projeto (UFBA, UNISINOS, UFSC, UFMS, UFS, UFPel, UFES, e UFPR), além destes membros, o encontro contou com a presença de consultores da FINEP e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A realização do evento contou com a colaboração de membros do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da UFPR. Ao longo das apresentações, o Prof. Dr. Enedir Ghisi ficou responsável por organizar as discussões sobre questões administrativas e financeiras, visando ajustar e esclarecer a dinâmica da rede.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
3º Workshop: Rede de Pesquisa - 09 e 10 de fevereiro de 2012
Sob a coordenação local do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro em Curitiba, o 3º encontro da “Rede de Pesquisa sobre o Uso Racional da Água e Eficiência Energética da Habitação de Interesse Social”, um projeto financiado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal.
Durante o referido encontro, professores e pesquisadores de nove instituições de todo o país que integram a referida rede, estarão compartilhando os avanços de suas respectivas pesquisas: UFBA (Bahia), UNISINOS (Rio Grande do Sul), UFSC (Santa Catarina), UFMS (Mato Grosso do Sul), UFS (Sergipe), UFPel (Pelotas - RS), UFES (Espírito Santo), IPT (São Paulo) e UFPR (Paraná). O evento deverá ocorrer nas dependências da Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE) e é restrito às equipes de pesquisa das instituições que integram a Rede e convidados da Indústria e Governo.
Os encontros anteriores ocorreram em Florianópolis (Fevereiro/2011) e Salvador (Agosto/2011). No encontro de Curitiba o formato adotado assemelha-se ao de sessões técnicas de congressos, com a apresentação de 20 artigos que deverão reportar os avanços de cada instituição relativos às suas contribuições para se atingir as metas e objetivos estabelecidos para a Rede. Além dos artigos deverão ser debatidos o protocolo de coleta de dados, a estratégia de análise, o plano de divulgação dos resultados da rede e o relato do estado das finanças gerenciadas pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), dentre outros aspectos. Através das atividades desta Rede as instituições esperam contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras sustentáveis, que favoreçam o uso racional da água, a geração de energia renovável e o aumento da eficiência energética em habitações de interesse social.