quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

3º Workshop: Rede de Pesquisa - 09 e 10 de fevereiro de 2012

Sob a coordenação local do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro em Curitiba, o encontro da “Rede de Pesquisa sobre o Uso Racional da Água e Eficiência Energética da Habitação de Interesse Social”, um projeto financiado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal.

Durante o referido encontro, professores e pesquisadores de nove instituições de todo o país que integram a referida rede, estarão compartilhando os avanços de suas respectivas pesquisas: UFBA (Bahia), UNISINOS (Rio Grande do Sul), UFSC (Santa Catarina), UFMS (Mato Grosso do Sul), UFS (Sergipe), UFPel (Pelotas - RS), UFES (Espírito Santo), IPT (São Paulo) e UFPR (Paraná). O evento deverá ocorrer nas dependências da Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE) e é restrito às equipes de pesquisa das instituições que integram a Rede e convidados da Indústria e Governo.

Os encontros anteriores ocorreram em Florianópolis (Fevereiro/2011) e Salvador (Agosto/2011). No encontro de Curitiba o formato adotado assemelha-se ao de sessões técnicas de congressos, com a apresentação de 20 artigos que deverão reportar os avanços de cada instituição relativos às suas contribuições para se atingir as metas e objetivos estabelecidos para a Rede. Além dos artigos deverão ser debatidos o protocolo de coleta de dados, a estratégia de análise, o plano de divulgação dos resultados da rede e o relato do estado das finanças gerenciadas pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), dentre outros aspectos. Através das atividades desta Rede as instituições esperam contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras sustentáveis, que favoreçam o uso racional da água, a geração de energia renovável e o aumento da eficiência energética em habitações de interesse social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário