NDS

Núcleo de Design e Sustentabilidade - UFPR

 

 

 

 

Histórico

O Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná foi fundado em 2003 com recursos obtidos através de projeto aprovado no edital Verde-Amarelo/TIB FINEP 01/2002.
Ainda em 2003 incorporou os principais conceitos da sustentabilidade com as dimensões ambientais, sociais e econômicas e com um foco no ciclo de vida dos produtos, trazidos pelo Prof. Dr. Carlo Vezzoli do Politécnico de Milão.

O NDS/UFPR conta com apoio de Pesquisadores de vários departamentos da UFPR e de outras universidades (nacionais e internacionais) e cria oportunidades para pesquisas em design sustentável em um ambiente altamente colaborativo.
Em 2006, o NDS/UFPR passou a ser um dos laboratórios de apoio ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR.

Missão

Desenvolver e disseminar conhecimento sobre design sustentável. Objetiva-se tornar o NDS um centro de referência internacional no tema até 2010.

Atividades

a) Projetos de pesquisa: sempre realizados em parceria com representantes da sociedade (empresas, fundações, universidades, etc) de maneira a obter resultados com validade prática e científica;
b) Atividades de extensão para a sociedade: disseminação do conhecimento através de cursos de extensão, eventos científicos e publicações;
c) Apoio ao aprendizado acadêmico: geração de ferramentas didático-pedagógicas para apoio ao ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em Design.

Núcleo de Design e Sustentabilidade - Universidade Federal do Paraná.
R. General Carneiro, 460. 7º Andar, Sala 717. CEP 80060-150.
Curitiba, Paraná, Brasil   |    +55 41 3360-5313   |   nds@ufpr.br
Site: http://www.design.ufpr.br/nucleo/