Equipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design até julho de 2007. É professor adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, atuando no Mestrado em Construção Civil e Mestrado em Design, ocupando neste último a posição de vice-coordenador. Coordena convênio entre a UFPR e o Politécnico de Milão e Köln International School of Design. Coordena o Núcleo de Design & Sustentabilidade (www.design.ufpr.br/nucleo) desde 2003. É coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR desde julho de 2009. Tem experiência na área de gestão da produção (lean production) e na área de design sustentável, sendo seu principal objeto de pesquisa atual a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço.



Possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Atuou na indústria como Designer de produtos no desenvolvimento de chuveiro e atualmente é mestrando bolsista na linha de pesquisa Design de Sistemas de Produção e Utilização.







Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto do produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Gestão do Design pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Atualmente é Professor da FAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO e Pesquisador contratado pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade – UFPR.  Tem experiência na área de Desenho Industrial , com ênfase em Desenho de Produto.




Humberto Costa

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da UFPR. Mestre em Filosofia (PUC-PR). Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUC-PR) e graduado em Design do Produto. Professor nos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design de Interiores e Relações Internacionais no Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba e, também na mesma instituição, professor nos cursos de Pós-graduação (Especialização) e coordenador do do MBA em Business Design. Professor do curso de Publicidade na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR.


EGRESSOS


Silvia Ottavia Siviero

Intercambista da Itália,  faz pós-graduação em Product Service System Design no Politecnico di Milano, onde  também possui graduação de Communication Design (2011). Realizou intercâmbio em Lisboa na universidade IADE (2011). Atualmente está estagiando no Núcleo de Design e Sustentabilidade auxiliando no projeto Service Design Ledhis e na Fundação Cultural de Curitiba na área de programação visual.










Graduanda em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e atualmente estagiária no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, onde auxilia no desenvolvimento de pesquisas dentro do projeto Service Design LEDHIS.







Graduanda em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e atualmente estagiária no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, onde auxilia no desenvolvimento de pesquisa dentro do projeto LEDHIS e auxilia na criação de móveis seriados. Anteriormente estagiou em uma empresa de móveis planejados, onde desenvolvia móveis e ambientes, residenciais e comerciais.




Possui graduação em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e Especialização em andamento em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C, atuando no projeto de pesquisa LEDHIS, voltado para o desenvolvimento de um sistema de produtos e serviços de iluminação com tecnologia LED para Habitação de Interesse Social (HIS). Possui experiência de mercado atuando com móveis planejados, desenvolvendo e detalhando projetos. Também trabalhou no desenvolvimento e gestão da criação e produção de cabinas especiais de elevadores.


Estudou na Escola Técnica de Desenho Industrial (CEFET-PR) e posteriormente fez o curso superior de Design de Produto na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Como profissional recebeu prêmios nacionais e internacionais, como o IF Product Design Award (Hannover – AL), Macef Ceramics for Breakfast (Milão – IT) e Museu da Casa Brasileira (São Paulo – BR). Alguns de seus produtos também foram expostos na International Contemporary Furniture Fair (Nova York – EUA e Ceramic Festival (Mino – JP). Junto com a incubadora NEMPS trabalhou para aplicação da prototipagem rápida nas indústrias cerâmicas de Campo Largo. Atualmente cursa o Mestrado em Design da UFPR.



Nascido em Curitiba e graduou-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Engenharia Elétrica em 1980. No mesmo ano ingressou na COPEL - Companhia Paranaense de Energia e a partir de 1982 também iniciou atividades docentes na Universidade Federal do Paraná em Curitiba. Concluiu Mestrado em 1987 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPE) na área de Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais. A partir de 1989 desligou-se da COPEL e passou atuar na UFPR em regime de Dedicação Exclusiva. Em 1996 concluiu Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP).

Sua área de pesquisa é a Eletrônica de Potência, com especial atenção a conversores AC-DC (retificadores) de alta potência e sua influência no sistema elétrico. Tem interesse também na área de Simulação de Circuitos Eletrônicos, Automação Industrial e Eficiência da Energia Elétrica. Apresentou diversos trabalhos sobre Correção do Fator de Potência em Equipamentos Eletrônicos em congressos brasileiros e internacionais e é detentor de Patente registrada no INPI de um novo retificador trifásico com elevado Fator de Potência. Como membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, Presidiu o Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (COBEP) de 1999. No IEEE, tem trabalhos publicados nas revistas Transactions on Electrical Insulation (e co-autoria com o Dr. Claude De Toureill - IREQ - Hydro-Québec) e Transactions on Industry Application (em co-autoria com o Professor Dr. Ivo Barbi - INEP - UFSC).

Na administração do Ensino Superior, na UFPR ocupou os cargos de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (1997 a 2001) e de Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (2001 a 2005). É também Avaliador de Cursos e Avaliador Institucional cadastrado no MEC.

Em 2005, juntamente com o Professor Dr. Aloísio Leoni Schmid e o Engenheiro Eletricista Fernando Augusto Lopes Corrêa, foi o ganhador do Prêmio GE de Iluminação (Prêmio Geniuz), categoria Profissional.

Atualmente ocupa novamente o cargo de Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR, com mandato até 09 de agosto de 2013.



Gernot Hickethier

Is a research fellow at Karlsruhe Institute of Technology’s (KIT) Institute for Technology and Management in Construction. At the same time, he is pursuing a Ph.D. in construction management; his research focuses on the application of structural complexity management for lean design processes. Prior to this engagement with KIT, Gernot completed a diploma degree (M.Sc. equivalent) in Industrial Engineering studying in Germany, Spain, and the United States. He has practical experience in industries such as aerospace, automotive and construction. While working towards his Ph.D., Gernot spent 10 months at University of California Berkeley as a Fulbright fellow.



Michael Denzer

Is a research fellow at Karlsruhe Institute of Technology’s (KIT) Institute for Technology and Management in Construction since 2011, at the same working towards a Ph.D. in construction management. His research focuses on lean logistics. Michael completed a diploma degree (M.Sc. equivalent) in civil engineering and a MBA at Karlsruhe University of Applied Sciences. He worked as a project engineer at the Frankfurt airport project “new Runway Northwest” before he started his research at KIT.    


Dennis Chludow

Is a diploma degree (M.Sc. equivalent) student in Civil Engineering at the Karlsruhe Institute of Technology (KIT) with main focus on Construction Management and a special interest in the implementation of Lean Construction. He has practical experience in turnkey development and is currently assisting research regarding the analysis of innovation systems at the Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (ISI). At the moment he is writing his diploma thesis in the field of Lean and Sustainability in Construction.



Johannes Schuch

Is a Bachelor’s degree student in Industrial Engineering (7th semester) at Karlsruhe Institute of Technology (KIT). His areas of specialization are logistics and production engineering. One of his areas of interest is Lean Thinking where he has gained practical experience through internships and projects. Currently he is a chairman of Europe’s first student association for LEAN (www.lean-hsg.de) Johannes is writing his Bachelor thesis in the field of lean and sustainability.



Possui graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto, pela Universidade Federal do Paraná e Especialização em Embalagem: Projeto e Produção, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é doutoranda do curso de Design da Universidade Católica do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Design: Tecnologia, Educação e Sociedade e o tema da tese está relacionado à inserção de processos colaborativos para o desenvolvimento de sistemas de produtos e serviços. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B, atuando no projeto de pesquisa LEDHIS, voltado para o desenvolvimento de um sistema de produtos e serviços de iluminação com tecnologia LED para Habitação de Interesse Social (HIS). Tem experiência na área de design gráfico e embalagens e seu objeto de pesquisa atual compreende os temas: design, processos colaborativos e melhorias socioambientais.



Graduanda em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e atualmente bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, onde auxilia no desenvolvimento de pesquisa dentro do projeto LEDHIS. Anteriormente estagiou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), onde auxiliava no desenvolvimento de materiais gráficos, como folders, banners, logomarcas e diagramação de documentos.  Realizou Intercâmbio no Centro Politécnico di Milano por um semestre (agosto 2010 - fevereiro 2011) através de acordo bilateral entre as universidades. Possui cursos de extensão em softwares de modelagem e rendering, como 3Dstudio max, Vray e Rhinoceros.



Vanessa Voux
É graduanda em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) pelo CNPQ, participando dos projetos E-wise e LEDHIS como pesquisadora e auxiliando em ambos os projetos na produção de materiais gráficos. Já atuou na área de arte-finalização, desenvolvimento de layouts, fotografia, criação de identidades corporativas e tratamento e edição de imagens. Possui cursos de extensão na área de WEB e de modelagem e animação 3D. Possui interesse nas áreas de Fotografia, Moda, Design Sustentável e Animação.


É graduando em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Design de Móveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É bolsista de Iniciação Científica (IC) pelo CNPq, no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR onde desenvolve pesquisa no projeto LEDHIS sobre iluminação em LED para Habitação de Interesse Social (HIS). Atuou voluntariamente como Gestor de Projetos de Produtos na empresa Júnior Design da UFPR. Ministra oficinas de móveis artesanais sustentáveis em eventos nacionais e regionais de Design, utilizando técnicas de nós e amarras escoteiras. Atualmente desenvolve seus projetos de graduação na área do Design Conceitual, buscando desenvolver um móvel que questione o consumo compulsivo de telefones celulares e, também na área de Reutilização de Materiais, no desenvolvimento de móveis compostos por retalhos de carpetes.




Pós-graduada em Design do Produto pelo Politécnico di Milano (Itália),com o tema iluminação sustentável híbrida solar/artificial, resultando em um produto/serviço (PSS). Atualmente colabora como pesquisadora no Laboratório de Design e Sustentabilidade coordenado por Carlo Proserpio, no Politecnico di Milano. Efetua também projetos de análise do ciclo de vida dos produtos e redesign. No Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba (PR) – Brasil, participa do projeto"LEDHIS: desenvolvimento de produtos de iluminação LED para habitação de interesse social". Uma versão mais extensa do curriculum está no Coroflot, que você pode visitar através deste site: www.annylab.com.