terça-feira, 25 de setembro de 2012

Preparação para as avaliações técnicas do protótipo


As avaliações têm como objetivo gera a obtenção de dados quantitativos referentes à eficiência lumínica e energética de um protótipo de luminária LED e a avaliação e comparação do desempenho lumínico e energético da luminária quando integrada com uma fonte de energia solar fotovoltaica.
Para atingir estes objetivo geral busca-se a realização das três séries de ensaios descritos a seguir.

Faz-se necessária a obtenção de dados referentes à temperatura da superfície da luminária e da temperatura dos dissipadores de calor dos LEDs após um período de 4 horas de utilização. Essas informações serão importantes para a avaliação de eventuais riscos ao usuário, bem como identificação de aperfeiçoamentos no próprio dissipador e, também, avaliação de adequação desta temperatura às condições de contorno observadas na edificação.

As avaliações devem ocorrer de maneira que sejam obtidos dados das diferentes possibilidades de utilização da luminária, ou seja, utilizando primeiramente os módulos de 4W ligados ao mesmo tempo, totalizando 8W de potência. Posteriormente, utilizando os dois módulos de 6,08W, o que totaliza uma potência de 12,16W. Após estas medições, devem ser obtidos dados referentes aos dois conjuntos combinados, totalizando 20,16W de potência.
Faz-se necessário o levantamento dos seguintes dados referentes à eficiência lumínica:
- Fluxo luminoso;
- Temperatura de cor;
- Fator de potência;
- Distorção harmônica total;

Com referência ao consumo de energia, o levantamento deve obter dados referentes à:
Potência consumida;
- Corrente de consumo;
- Em relação à segurança de uso e vida útil da luminária, é necessária a obtenção de dados referentes à:
- Temperatura das superfícies da luminária;
- Temperatura dos dissipadores dos LEDs;
- Passagem de corrente elétrica no corpo da luminária.

As avaliações serão executadas pelo LACTEC, que é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que através de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. (Fonte: http://www.lactec.org.br/pt/?page=instituto)

Há também a possibilidade de integração do protótipo da luminária LED com uma fonte de energia solar que vem sendo desenvolvida pela empresa Sol Bravo. Esta possibilidade vem sendo estudada como uma forma para se atingir maior eficiência energética, onde a ligação com a rede de eletricidade poderia ser substituída.


Os resultados das avaliações serão colocados no blog, para acesso de todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário