terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Definição da participação do departamento de Engenharia Elétrica

No dia 21 de setembro de 2011 foi realizada uma reunião com o professor Ewaldo Luiz M. Mehl, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, para definir os interesses de pesquisa do respectivo departamento e o escopo de participação no projeto Ledhis.

Professor Ewaldo Mehl na sala de reunião do Centro Politécnico (UFPR)

Iniciamos a reunião perguntando ao Prof. Ewaldo como ele havia se interessado pelo tema e quando isso passou a ser um objeto de estudo. O professor então comentou que esse era um tema de pouco estudo dentro da do curso de engenharia e que o interesse pelo assunto começou a vir a tona quando um aluno da graduação apresentou um bom TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre a aplicação de LEDs em semáforos. Esse passou a ser um trabalho muito acessado devido ao seu impacto econômico que realmente chamou a atenção pelo montante que prefeituras poderiam economizar em energia elétrica utilizando as lâmpadas LED, sem considerar outras vantagens como a redução da freqüência de manutenção.
Após essas considerações foi apresentado ao professor Ewaldo o andamento das fases do projeto LEDHIS, que se encontra na fase do piloto. Na seqüência, foram considerados os possíveis escopos de pesquisa que interessariam ao departamento de Engenharia Elétrica e verificou-se que o uso de placa solares para alimentação elétrica dos LEDs é o tema que mais gera interesse de pesquisa. Após o debate sobre o tema, ficou agendado um próximo encontro com o departamento de Engenharia Elétrica para discutir as especificações técnicas na etapa de desenvolvimento de produto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário