quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lâmpada solar para 1,6 bilhão de pessoas vivendo sem eletricidade

Foi lançada recentemente pela empresa americana Nokero International Ltd. (nokero.com), a N200, uma lâmpada solar de baixo custo desenvolvida para suprir iluminação noturna a comunidades carentes. Dotada de um coletor solar policristalino e quatro LEDs, ela absorve energia durante o dia, acumulando-a em uma pilha AA recarregável e substituível de Ni-MH. À noite, ela gera luz por mais de 6 horas em modo fraco (2,5 horas em modo “turbo”) com a carga de um único dia.

  O nome Nokero vem de 'no kerosene' (sem querosene), uma alusão ao combustível mais comum para prover iluminação em áreas onde não há distribuição elétrica.

— É o nosso esforço para reduzir e, se possível, banir a perigosa e poluente prática de queimar querosene para obter luz — disse o fundador da Nokero, o inventor e empresário Stephen Katsaros, em entrevista ao Globo. — Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes envolvendo querosene para iluminação caseira e em pequenos estabelecimentos, fora os mais de 1,6 milhão que morrem anualmente por poluição do ar em ambientes fechados, pelo mesmo motivo.

Considerando que uma em cada quatro pessoas no planeta não tem energia elétrica, um dispositivo assim pode fazer a diferença. Katsaros inventou a N200 em agosto de 2010, dotando-a de apenas um painel solar, na verdade um upgrade que ilumina 60% mais do que a versão anterior, a N100, inventada em janeiro e lançada com grande sucesso em junho, equipada com quatro minipainéis solares laterais. A empresa já produziu mais de 50 mil unidades da N100. As lâmpadas na Nokero já estão em uso em mais de 50 países.

— Considerando que atendemos países da África e de outras regiões semelhantes, é economicamente preferível para nós que as lâmpadas sejam fabricadas na China — explica o empresário. — Quanto aos painéis solares, eles são produzidos na Alemanha. Mas não descartamos a possibilidade de montar uma fábrica no Brasil, se os estudos comprovarem a viabilidade.

O preço unitário da N200 é de US$ 20, e o da N100 é US$ 15, com descontos para grandes pedidos.  


O inventor, Stephen Katsaros

— Mas estamos trabalhando para baixar ainda mais esses preços — revela Katsaros, que tem 37 anos e é formado pelo Bard Center para empreendedorismo da Universidade do Colorado. 

A Nokero fornece descontos ainda maiores por meio de uma parceria chamada “Lights for Life” com o Projeto C.U.R.E. (projectcure.org), uma iniciativa filantrópica americana que identifica, solicita, coleta, organiza e distribui suprimentos e serviços médicos em 122 países necessitados.

— Ainda não fizemos contato com ninguém no Brasil: nem distribuidor, governo ou ONG — conta o inventor. — Mas acredito que aí exista um grande potencial para o nosso produto, especialmente num país com tal dimensão territorial.

A N200 já tem testes planejados em três países. O primeiro é o Paquistão, onde já está em uso em campos de refugiados de enchentes, reforçando a segurança nesses locais. A lâmpada chegará em breve ao Iraque, para ajudar a população a reduzir o alto custo dos geradores a diesel para geração de luz. Já está sendo usada também em um orfanato no Quênia, onde as crianças já podem estudar à noite sem o perigo das queimaduras tão comuns com o uso do querosene.

A lâmpada solar é dotada de um sensor para desligamento automático para economizar carga, acionado quando o ambiente se torna claro. À prova d'água e pendurável por um gancho de inox, o dispositivo é basculante, permitindo orientar o coletor solar para a melhor posição de incidência do sol. Os vídeos oficiais da Nokero podem ser vistos no YouTube em <bit.ly/nokero1>.

Katsaros tem uma outra invenção, a RevoPower, uma roda dianteira motorizada aro 26 para bicicleta, que, infelizmente, não emplacou. Pelo menos, ainda não. Referências na Wikipédia <bit.ly/revopower1> e no YouTube <bit.ly/revopower2>.








Nenhum comentário:

Postar um comentário