No dia 12 de Julho realizou-se no
NDS (Núcleo de Design e Sustentabilidade) o workshop de criação de conceitos
para o projeto Service Design LEDHIS.
A equipe era formada por oito
pesquisadores do Núcleo de Design, e o objetivo foi desenvolver quatro
conceitos sobre o serviço de iluminação.
No primeiro momento foi apresentado
à unidade de satisfação e os requisitos do sistema para entender qual era o foco
do projeto. Após, foi apresentado à ferramenta de criação, “diagrama de
polaridade”, que tem o objetivo de identificar visualmente as principais
particularidades do sistema e estabelecer o nível de prioridade em que se
encontram. As informações inseridas nas extremidades do diagrama podem variar
de acordo com as prioridades do caso analisado.
Apresentação da ferramenta de criação
O Diagrama de Polaridade apresenta
quatro extremidades. A linha da horizontal trata-se do nível de envolvimento de
stakeholders no provimento de uma
data unidade de satisfação. Já a linha da vertical a escolha se dá quanto ao
nível de envolvimento do usuário no provimento de sua satisfação.
Diagrama de polaridade
A segunda etapa foi utilizada a
técnica de brainstorming livre com
duração de 10 minutos, onde foi solicitado para os participantes pensarem em
possíveis conceitos para o serviço de iluminação e transcrever as ideias em Post-Its. Após, cada participante posicionou
suas ideias no diagrama de polaridade.
Pesquisadores posicionando os post-its no Diagrama de Polaridade
A terceira etapa, os participantes
foram divididos em quatro grupos de duas pessoas, cada grupo ficou responsável
por um quadrante do diagrama de polaridade a fim de, traduzir as idéias geradas
para chegar a um único conceito e utilizar com um nome representativo.
Pesquisadores conversando sobre as ideias geradas
Os quatros conceitos desenvolvidos
foram: (1) CWB Light, (2) Social Lighting, (3) PSS Tarifa Social, (4) Light
Combo.
Os participantes também procuraram
representar as idéias geradas através de um teatro improvisado, também
conhecido como storytelling, do
funcionamento do serviço.
Interpretação dos conceitos gerados
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