sexta-feira, 17 de maio de 2013

Service Design LEDHIS


O Projeto LEDHIS entra em sua segunda etapa que consiste no desenvolvimento do serviço de iluminação com tecnologia LED para Habitações de Interesse Social . Nesse segundo momento o projeto contará com a parceria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)  juntamente  com a equipe de pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) para o processo de concepção do serviço.

Nesse contexto, o desenvolvimento de um serviço de Iluminação com tecnologia LED para as Habitações de Interesse Social pode trazer vários aspectos positivos para as famílias e também para a Empresa. Pode ser mencionado a redução de custos na conta da luz e auxiliar as famílias a se manterem dentro da Tarifa Social de Energia Elétrica (benefício criado pelo Governo Federal, que concede desconto no pagamento da conta de energia elétrica para famílias de baixa renda, cujos domicílios consomem até 220 KWh de energia por mês). Além disto, o projeto deverá contribuir para identificação de oportunidades no estabelecimento de novos modelos de negócios e estratégias não convencionais para o fortalecimento da imagem corporativa.

O projeto utiliza um método que integra aspectos da Methodology for Product Service-System Design, proposta por Vezzoli (2007) e o modelo de referência para o Processo de Desenvolvimento de Produto proposto por Rozenfeld et al. (2006) e Costa Junior (2012). O método utilizado segue as seguintes etapas de desenvolvimento:


Figura 1: Modelo de Referência para o Design de Serviços Ecoeficientes
Autor: Costa Junior (2012)

O projeto pretende realizar as etapas de Análise Estratégica, Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Detalhamento e Implementação (Projeto Detalhado e a Prototipagem):

Análise Estratégica: Esta fase tem o objetivo de coletar informações de forma colaborativa sobre as estratégias da organização, portfólio de produtos e serviços, ambiente interno e externo e stakeholders importantes no desenvolvimento de suas soluções, permitindo instrumentalizar o desenvolvimento de um planejamento estratégico.

Projeto Informacional: A fase de Projeto Informacional propõe coletar informações sobre o usuário, o contexto de projeto, os stakeholders e as oportunidades para o atendimento dos critérios ambientais da sustentabilidade. Essas informações irão orientar a geração de conceitos e alimentar as fases posteriores.

Projeto Conceitual:  A fase de Projeto Conceitual do Serviço determina um ou mais serviços que irão atender as necessidades do usuário a partir do contexto de referência. Nessa fase concentram-se principalmente os processos de criação, representação e seleção de soluções para o atendimento da unidade de satisfação do projeto.

Detalhamento e Implementação
[1] Projeto Detalhado
A subfase de Projeto Detalhado tem a função de finalizar o desenvolvimento do(s) conceito(s) escolhidos, especificando suas características e funcionalidades.
[2] Prototipagem
A subfase de Prototipagem se refere à atividade de teste da experiência do serviço, propondo verificar a validar o conceito.
[3] Implementação
A subfase de Implementação fornece a organização informações de como gerenciar, controlar e implementar o projeto desenvolvido.

O Desenvolvimento do projeto ocorrerá através de reuniões/workshops com colaboradores da Cohapar das áreas de engenharia, arquitetura, administração e marketing. 


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