sexta-feira, 10 de outubro de 2014

“O Hábito de Lavar Roupas”






Entre os dias 29/09 e 01/10 foi realizado o 11o. P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, o principal evento ciêntífico de Design do Brasil. Durante o evento foi o Projeto LEDHIS lançou oficialmente o e-book “O Hábito de Lavar Roupas”. O livro é resultado de FINEP e nele é reportado caracterização desta atividade no âmbito da habitação de interesse social, apontando uma agenda de inovação orientada às empresas e organizações com interesse nesta atividade. O e-book em sua versão digital tem distribuição gratuita e é publicado/distribuído pela Editora Insight.

http://editorainsight.com.br/plus/o-habito-de-lavar-roupas/ 

3o Workshop de encontro de coordenadores da Rede 22: apresentação de resultados

O 3º Encontro da Rede de Pesquisa ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) em Curitiba. Este encontro contou com a participação de membros de 8 instituições que compõem a rede do projeto (UFBA, UNISINOS, UFSC, UFMS, UFS, UFPel, UFES, e UFPR), além destes membros, o encontro contou com a presença de consultores da FINEP e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A realização do evento contou com a colaboração de membros do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da UFPR. Ao longo das apresentações, o Prof. Dr. Enedir Ghisi ficou responsável por organizar as discussões sobre questões administrativas e financeiras, visando ajustar e esclarecer a dinâmica da rede.

Em outro momento do encontro, os pesquisadores apresentaram os resultados do andamento da pesquisa de cada subprojeto na forma de sessões técnicas de congressos. Ao longo do evento foram apresentados 24 breves seminários onde foram demonstrados os avanços de cada um dos subprojetos (2, 3, 5 e 6) desta rede. Esse modelo possibilitou uma maior interação entre os pesquisadores das instituições, abrindo espaço para discussões no final de cada apresentação. Os encontros da rede auxiliam no acompanhamento dos projetos por parte dos consultores da FINEP e também contribuem de forma efetiva na integração dos projetos e dos pesquisadores.