segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Avaliações LACTEC 2

Na sexta-feira (14/12/12) foram realizadas avaliações com os novos modelos de LED utilizados no projeto, bem como o sistema de controle desenvolvido pela equipe de Engenharia Elétrica da UFPR, parceira desde o início do projeto.
O objetivo das avaliações era obter informações sobre o funcionamento dos LEDs para posterior comparação com os LEDs utilizados anteriormente.
Para as avaliações, foi utilizado o modelo de luminária desenvolvido pelo mestrando Henrique Serbena. Esta luminária possui o corpo feito em porcelana, e visa efetuar a iluminação geral dos ambientes, diferentemente da versão anterior da luminária, que, além da iluminação geral, efetua a iluminação direta e indireta do ambiente.
Os LEDs selecionados para o novo modelo da luminária foram os desenvolvidos e produzidos pela Nichia, empresa japonesa de tecnologia, detentora da patente sobre o LED azul. Estes LEDs, segundo a fabricante, podem atingir a eficiência lumínica de 115 lúmens/watt. Uma lâmpada fluorescente compacta possui cerca de 60 lúmens/watt. Contudo, não foi possível obter qual a forma de medição desta eficiência pela Nichia, pois a distância do luxímetro para com os pontos de luz influencia no resultado dos testes.

Luminária avaliada
Também foram feitas comparações entre diferentes elementos de difusão da luz, afim de se obter conhecimento de qual elemento utilizar na instalação em residências.
As avaliações mostraram que os LEDs da Nichia possuem eficiência muito maior do que os utilizados anteriormente no projeto, o que justifica a alteração de fornecedor. A eficiência chegou a ser 100% superior ao modelo utilizado anteriormente.
Uma questão que foi observada nas avaliações foi o aquecimento proveniente dos LEDs em funcionamento máximo, o que implica em mudanças na instalação da luminária e mudanças com relação aos dissipadores de calor da mesma. Vale lembrar que a vida útil de um LED é determinada pela temperatura de operação do mesmo. Caso a temperatura supere a margem de segurança, que varia entre os produtos, a vida útil dos mesmos pode sofrer uma queda drástica, podendo, até mesmo, parar de funcionar de maneira permanente.